top of page
Foto do escritorLarissa Paiva

Como vencer o desafio de decorar ambientes pequenos!

A busca por otimizar os preços por metro quadrado construído, têm feito com que construtoras e empreiteiros invistam em casas e apartamentos cada vez menores. Ao adquirir essas unidades atraídos por seu valor geralmente mais sedutor e localizado mais próximo aos grandes centros, reduzindo nosso tempo de deslocamento pela cidade, temos o desafio de fazer nossa vida caber dentro dos limitados metros disponíveis. Pensar bem nos detalhes é fundamental, uma vez que qualquer item a mais ou uma organização desproporcional pode transformar a sua rotina em um completo caos. É preciso encontrar uma forma de organizar todos os objetos necessários à sua vida, sem que fique tumultuado ou com uma aparência de desordem.


Uma alternativa mais óbvia é contar com móveis planejados, feitos sob medida para o seu espaço e exigências. Nessa opção além de conter divisões especificas para todos os utensílios, é possível investir em configurações dois em um, onde se adapta na mesma área útil, duas funções, que podem ser alternadas de acordo com o que precisar a cada momento. Essa é uma alternativa mais custosa e pode elevar muito os valores da sua decoração, mas pode ser valido inseri-la em alguns pontos mais singulares da sua casa.



Você também pode optar por uma arrumação mais clean, e de fato abrir mão de coisas que não utiliza, tornando a sua moradia mais funcional, contendo apenas o essencial para os seus dias. Nesse modelo, não apenas temos poucos objetos como também os móveis que deverão permanecer, costumam conter menos informações, apresentando linearidade, cores mais simples e materiais mais neutros. O maior benefício causado por essa escolha é a amplitude que pode ser proporcionada aos ambientes. Paredes mais livres em cores claras e poucos objetos interferindo nas relações, se esse é o seu objetivo, estude também sobre os locais mais indicados para posicionar alguns espelhos e minimizar ainda mais a sensação de espaço reduzido.



Se você considera impossível abrir mão de itens suficientes para chegar a uma decoração clean e o valor disponível não é o bastante para planejar seus móveis, opte por estantes mais verticais, explorando o pé direito e deixando o chão mais livre, quanto menos interferências tiver na linha dos olhos do observador, menor será a sensação limitante dentro do espaço. Pesquise em todos os casos sobre as cores, o efeito que elas transmitem e alinhe com os desejos do que quer vivenciar em cada cantinho da sua casa.



Antes de estabelecer qual dessas alternativas irá adotar ou como juntá-las nas suas escolhas decorativas, você precisa conhecer a fundo os seus hábitos, necessidades e entender qual a sua conexão com cada local e objetos. Não queremos se impulsivos e abrir mão de coisas fundamentais à nossa vida, na busca por tentar enquadrar nossa decoração em um estilo que não representa quem somos. O lugar no qual vivemos e com o qual interagimos precisa nos proporcionar condições para extrair o nosso melhor e facilitar até o quanto possível a nossa existência. Portanto, antes se quer de pensar no tamanho da sua nova sala, por exemplo, pense em como você se comporta ou deseja se comportar nesse espaço. Quais as relações você exerce nesse ambiente? essa é uma área onde você recebe amigos, fica mais sozinho refletindo ou meditando, assiste tv ou realiza as suas refeições. A partir desse entendimento para cada local, será possível a tomada de decisões mais assertivas, desde selecionar cores e objetos, até definir o local mais acertado para cada um deles.


Caso sozinho, você tenha dificuldade de reunir todas essas informações e transformá-las em uma organização concreta da sua casa, pode contar com uma ajuda profissional para clarear as ideias e evitar arrependimentos com investimentos realizados na sua decoração. Se você não sabe qual o tipo de serviço destinado a esse tipo de orientação, pode dar uma olhada no link que deixarei disponível abaixo, onde você pode realizar uma consultoria com um arquiteto focada em decoração por um valor superacessível, e finalmente ter todos os cômodos da sua casa contribuindo e facilitando a sua rotina.


Link consultoria de decoração:

https://www.estudiohabitar.com/consultoria-decoracao

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page